A 112ª edição do Campeonato Paranaense começa nesta terça-feira (6). A competição terá início mais cedo do que em outros anos por conta do calendário da Copa do Mundo e contará com menos datas. O torneio começa em 6 de janeiro e terá sua final no dia 7 de março.


 Fórmula de disputa


A fórmula da competição também passou por mudanças. Os 12 clubes participantes foram divididos em dois grupos com seis equipes cada. Os times do Grupo A enfrentam apenas os times do Grupo B na primeira fase.


Ao final dessa etapa, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para o mata-mata. Nas quartas de final, o primeiro colocado de um grupo enfrenta o quarto do outro, enquanto o segundo encara o terceiro, sempre em confrontos eliminatórios.


 Grupos do Campeonato Paranaense


 Grupo A


* Athletico


* Cascavel


* Foz do Iguaçu


* Londrina


* Maringá


* São Joseense


Grupo B


* Coritiba


* Andraus


* Azuriz


* Cianorte


* Galo Maringá


* Operário


 Histórico da competição


O atual campeão do Campeonato Paranaense é o Operário, que já levantou a taça duas vezes em sua história.


O maior campeão estadual é o Coritiba, com 39 títulos. No entanto, o Coxa não conquista o Paranaense desde 2022, quando venceu o Maringá por 6 a 3 no placar agregado.


O segundo maior campeão é o Athletico, com 28 títulos. O Furacão buscava o tricampeonato na temporada passada, mas acabou eliminado pelo Maringá na semifinal, com derrota por 4 a 1 na soma dos placares.


Na sequência aparecem o Ferroviário, com oito títulos, e o Britânia — que posteriormente se tornou o Paraná Clube —, que conquistou o estadual seis vezes consecutivas.


Como chegam os times para o Paranaense


 Operário


Atual campeão estadual, o Operário terá uma temporada cheia em 2026, disputando quatro competições: Campeonato Paranaense, Copa do Brasil, Série B e Copa Sul-Sudeste.


O Fantasma manteve seu principal jogador, Boschilia, e reforçou o elenco com o lateral-direito Mikael Doka, o zagueiro Jhan Pool, os atacantes Hildeberto Pereira, Aylon Tavella e Edwin Torres, além do meio-campista Vinícius Diniz.


 Athletico


O Athletico chega para a temporada com uma estratégia diferente dos anos anteriores. O clube utilizará a equipe sub-17 na Copa São Paulo de Futebol Júnior, liberando o elenco sub-20 para disputar o Campeonato Paranaense e testar atletas para o time principal.


Alguns jogadores do elenco profissional também estarão presentes para ganhar ritmo de jogo, entre eles o goleiro Mycael, os meias Dudu e João Cruz, o atacante Mastriani e o zagueiro Belezzi.


Vale lembrar que o sub-20 do Athletico chegou às semifinais do Campeonato Brasileiro da categoria em 2024 e 2025, sendo eliminado por Palmeiras e Red Bull Bragantino, respectivamente.


Na atual janela de transferências, o clube contratou apenas dois reforços: o volante Portilla, vindo do Talleres, e Jadson, ex-Juventude, que retorna ao Furacão.


Coritiba


O Coritiba também utilizará sua equipe sub-20 no Campeonato Paranaense. Segundo o setorista do Globo Esporte, Guto Marchiori, o técnico Fernando Seabra irá definir, durante os treinamentos, quais atletas devem receber mais minutos ao longo da competição.


Na última temporada, o sub-20 do Coxa disputou a Série B da categoria, mas não conseguiu a classificação para o mata-mata, ficando a um ponto da Ponte Preta, quarta colocada.


Além disso, a equipe foi eliminada na primeira fase da Copa do Brasil Sub-20, após derrota nos pênaltis por 4 a 3 para o Novorizontino.


Paralelamente, o Alviverde já anunciou cinco reforços para a temporada até o momento: o atacante Pedro Rocha, o ponta Breno Lopes, o volante Thiago Santos, o lateral-direito Tinga e o centroavante Gustavo.


Londrina


O Londrina retorna à Série B após três anos e, agora sob gestão de SAF, aposta em jovens jogadores para se manter na segunda divisão e fazer um Campeonato Paranaense consistente.


O Tubarão possui uma das menores folhas salariais da Série B e manteve apenas sete jogadores do elenco que conquistou o acesso, entre eles o zagueiro Wallace e o artilheiro Iago Telles.


A equipe também sofreu uma baixa importante fora de campo, com a saída do técnico Roger, que acertou com o Sport, adversário do Londrina na Série B.


 Maringá


Atual vice-campeão estadual, o Maringá chega para a temporada de 2026 com o objetivo principal de permanecer na Série C. O clube teve uma temporada anterior conturbada, marcada pela saída do técnico Jorge Castilho.


Para este ano, o Dogão contratou dez reforços, entre eles o retorno do atacante Negueba e do meia Danielzinho.


Primeira rodada do Campeonato Paranaense


* 06/01 (terça-feira) – São Joseense x Galo Maringá, às 20h, na Arena da Baixada


* 07/01 (quarta-feira) – Londrina x Operário, às 19h, no Estádio do Café


* 07/01 (quarta-feira) – Cianorte x Maringá, às 20h, no Estádio Albino Turbay


* 07/01 (quarta-feira) – Coritiba x Foz do Iguaçu, às 20h30, no Couto Pereira


* 08/01 (quinta-feira) – Cascavel x Azuriz, às 19h, no Estádio Olímpico Regional


* 08/01 (quinta-feira) – Andraus x Athletico, às 20h30, na Arena da Baixada







FONTE: PARANÁ PORTAL